Compare Produtos, Lojas e Preços

HISTÓRIA DO CARNAVAL (PERNAMBUCO)

A palavra carnaval, derivada do latim carnem levare (abstenção da carne) - pois a festa sempre foi comemorada no período que antecede a quaresma, quando se praticava a abstinência da carne. Como diversão popular, o carnaval assume as peculiaridades dos lugares onde ocorre. Todos os carnavais são reminiscências das festas dionisíacas da Grécia Antiga, das bacanais de Roma e dos bailes de máscara do Renascimento.



O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.






No século XIX, surgem o frevo e o passo, dando ao carnaval de Pernambuco uma identidade única no Brasil. A partir de então, operários urbanos organizaram as primeiras agremiações nos bairros populares.






No início, muitas corporações mantiveram identidade profissional: os caiadores desfilavam juntos, assim como os lenhadores. Mas, com o tempo, foram sendo criados clubes mais abertos, com nomes engraçados: Canequinhas Japonesas, Marujos do Ocidente, Toureiros de Santo Antonio.


Ao lado dos maracatus, dos ursos, dos caboclinhos, das escolas de samba, estes clubes, troças e blocos, unindo as influências européias, africanas e indígenas, transformaram o carnaval de Pernambuco no maior caldeirão cultural do Brasil.


Bonecos gigantes

O carnaval de rua manteve suas tradições originais. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.






1 comentários:

daisy disse...

segundo a historia do carnaval, a origem dos bonecos gigantes surgiu na europa com o intuito de comemorar a colheita. Em Pernambuco os bonecos gigantes surgem com o proposito de homenagear celebridades do estado ou país. O primeiro boneco gigante criado é o homem da meia noite. que desce as ladeiras de Olindas carregando um relogio avisando que o carnaval já começou. atualmente Olinda possui mais de mil bonecos gigantes.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina